14 de março de 2005

Einstein - 14 de Março de 1951

"Ei, professor, sorria para a sua foto de aniversário, sim?"


Einstein's Birthday Joke, Art Sasse , 1951

Deitando a língua de fora ao mundo
Publica, 13 de Março de 2005

Irreverentemente com a língua de fora, Einstein surge numa fotografia a brincar com todos nós. Na altura, a 14 de Março de 1951, já ocupava o panteão dos famosíssimos e uma foto destas só podia estar destinada à galeria das mais célebres. A história por trás desta imagem, tirada faz amanhã 54 anos, revela que não foi encenada.
Einstein, que nascera a 14 de Março de 1879, na cidade de Ulm, tinha ido à noite comemorar os 72 anos ao Princeton Club, na cidade de Princeton, em Nova Jérsia, Estados Unidos da América. No fim da festa, um amigo ofereceu-se para o levar a casa, contou a revista portuguesa de fotografia "Nova Imagem", em 1983, que a pôs na capa no âmbito da série "Fotos que ficaram na história".
À porta do clube, um batalhão de jornalistas esperava Einstein. Era uma atracção onde quer que fosse, e mesmo os habitantes de Princeton exploravam a sua celebridade: "Toda a gente tinha uma história para contar sobre o "velho Albert", toda a gente tinha um tio ou um avô que conhecera Einstein", contam Michael White e John Gribbin no livro "Einstein".
"Para "bater uma última chapa", Art Sasse, da International News Photos, deixou que os colegas passassem à sua frente e, quando Einstein já estava sentando no interior do automóvel, com a porta aberta, gritou: "Ei, professor, sorria para a sua foto de aniversário, sim?"", relata a revista. "Num relâmpago, Einstein virou-se para ele - e mostrou-lhe a língua. A máquina disparou e o carro partiu..."
Os colegas de Art Sasse nunca pensaram que a foto fosse publicada. Na verdade, não foi nada pacífica a decisão de publicá-la.
Publicar a foto da rebeldia inesperada do físico acabou por traduzir-se na expressão máxima de Einstein enquanto ícone pop (Andy Warhol, expoente da Pop Art, pintou-o em 1980, na "Dez Retratos de Judeus do Século XX").
Einstein gostou tanto da foto que pediu nove provas para si e autografou outra, que ofereceu a Sasse. E todos puderam ver uma parte do génio que até aí não se tinha visto. Era divertido, simpático e tinha sentido de humor. "Humor que nem toda a gente tem", diz o físico Carlos Fiolhais, da Universidade de Coimbra. Pôde constatá-lo há uns anos, quando pôs Einstein com a língua de fora na capa da "Gazeta de Física", a revista da Sociedade Portuguesa de Física. "Houve protestos de alguns físicos, pois pensavam que era uma fotomontagem e que se estava a ridicularizar o sábio."

Sem comentários: