23 de julho de 2004

Sudão

já à algum tempo que queria postar algo sobre o Sudão, tenho lido em sitios sobre a tragédia humanitária que está a haver nesse país. Sei que não vai servir de nada, mas espero que estas fotografias pelo menos nos levem a reflectir...

Antes.
Estas fotos foram tiradas por Bret Wallach, durante finais dos anos 80, quando no Sudão se vivia um período de paz aparente, relativamente democratico e esperanças de crescimento económico.



Bret Wallach
Fotografia de uma mulher que está no mercado de Managil, a fazer chá para vender.



Bret Wallach
A rapariga que se encontra em primeiro plano diz que quer ser médica. Filha de um Xeique, se o Sudão não se tivesse transformado numa republica Islâmica, talvez tivesse conseguido.

Esperança...

Bret Wallach

Agora
No conflito no oeste do Sudão, 30000 pessoas foram assassinadas, 130000 refugiados e mais de um milhão de deslocados.

No início de fevereiro de 2003, rebeldes insurgiram-se contra o governo de Cartum, protestando contra o facto de a maioria negra estar a ser ignorada pelo governo Árabe.
Em respsta a milicia pro-govrnamental Janjaweed entre outras, iniciaram uma campanha de violência, à qual as organizações humanitárias chamaram de brutal e sistemática campanha de limpeza étnica.



AFP/File/Marco Longari
Deslocada da região de Darfur espera pela sua vez para tirar água de um poço.


Radu Sigheti
Criança deslocada a carregar um bebe, durante a visita do Secretário Geral das Nações Unidas ao campo de refugiados de Zam Zam, Darfur.


Marco Longari
Um pai transportando o seu filho de apenas um ano de idade, que morreu de subnutrição no campo de refugiados de El-Geneina, oeste de Darfur.

Há muitas mais, mas decidi parar por aqui, estou enjoado.



1 comentário:

Anónimo disse...

Cheguei aqui quanse por acaso, mas gostei e vou voltar.
Casos de vida que nos fazem sentir como há muita gente que se "queixa de barriga cheia" comparando com estes dramas.
Um abraço